Um dos recursos mais diretos das ferramentas generativas de IA é a capacidade de pegar longos trechos de texto e resumi-los em alguns pontos curtos. Em breve, você poderá usar o Google Assistant para resumir praticamente qualquer página da web.
No APK Insight, uma análise da versão mais recente do aplicativo Google, encontramos evidências de que o Google Assistant está se preparando para oferecer a sugestão de “Resumir” quando o assistente for invocado enquanto se navega na web. Alternativamente, você poderá solicitar diretamente dizendo “Resumir isso”.
Tocando ou dizendo “Resumir isso”, você obterá um resumo rápido do que está na tela.
Até o momento, parece que a sugestão de “Resumir” aparecerá ao navegar pelo Chrome diretamente ou quando um aplicativo abrir uma página da web em uma guia personalizada (também baseada no Chrome). No entanto, por enquanto, o recurso parece não estar funcionando, pois o assistente mostra simplesmente um erro ao solicitar um resumo.
Ainda não está claro se o recurso “Resumir” será exclusivo para dispositivos Pixel quando for lançado. Considerando o quanto o Google enfatizou anteriormente as capacidades exclusivas do Assistant nos telefones Pixel (e agora no Pixel Tablet), não seria surpresa vê-lo limitado ao hardware próprio do Google.
Assumindo que seja lançado, “Resumir” seria um dos primeiros recursos modernos de IA generativa para o Google Assistant. Até o momento, essas capacidades têm sido isoladas em aplicativos separados, e até mesmo os dois esforços de chatbot conversacional do Google – Bard e Search Generative Experience – até agora evitaram qualquer marcação significativa do Assistant.
Fonte: 9to5google