Num universo de 34 Milhões de pessoas, apenas 7,8 milhões de Pessoas têm acesso á internet no País. Portanto, este facto leva o Governo prometer aumentar os esforços para realizar a expansão da oferta de serviços de internet.
Lançamento do Projecto “Internet Para Todos”
Uns dias após os cortes de acesso á internet por todo o país, a informação foi veiculada, em Maputo, durante o lançamento do projecto “Internet Para Todos”. Entretanto, esta iniciativa visa expandir o acesso Universal á Wb até o ano de 2030. Contudo, este programa possui um orçamento de mais de 1.7 bilhões de dólares, tendo o actual Ministro dos Transportes e Comunicações assegurado que já tem “quase” metade dos fundos necessários.
Meta do Executivo para a Inclusão Digital
Mateus Magala, o actual Ministro dos Transportes e Comunicações, afirmou que os números não satisfazem as metas do Executivo. Magala disse ainda, “Este não é o universo que gostaríamos de ter registado. A população sem acesso à ferramenta fundamental para participar na economia digital (que é a Internet) está em 73%”.
Apelo para Participação Social
O Ministro apelou à participação da sociedade na expansão da rede, frisando dessa forma, que o objectivo do Governo é fazer com que a economia digital baseada nos serviços digitais seja inclusiva.
Desafios Econômicos e Acessibilidade
“Parte da população moçambicana é constituída por mulheres que, na sua maioria, não trabalham. O que deve acontecer é que grande parte dos dispositivos para aceder à Internet devem ser acessíveis e acompanhados de serviços também acessíveis. Acreditamos ainda que o sector informal pode contribuir para o uso das tecnologias de informação e comunicação”, disse, na altura.
Estatísticas de Telecomunicações
O inquérito sobre “Utilizadores de Telefonia Móvel”, produzido em coordenação com Instituto Nacional de Estatística (INE), revelou ainda que o custo de vida e o poder de compra dos moçambicanos é muito baixo em relação aos outros países membros da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral), razão pela qual Moçambique se encontra no quinto lugar em termos de acesso à Internet.
Por outro lado, na mesma altura, os dados do INCM apontaram que apenas 50% da população têm acesso aos serviços de telecomunicações.
Redes Sociais Mais Populares
Para além dos dados referentes aos utilizadores de Internet, o Data Reportal revelou que apenas três milhões de utilizadores moçambicanos estão activos nas redes sociais, sendo então, o Facebook a rede social mais utilizada, seguido pelo TikTok e Instagram.
Fonte: diarioeconomico.com.mz
Find Us on Socials