Em agosto deste ano, um engenheiro térmico da Asus deixou escapar, por acidente, a existência de um possível tablet PC mais poderoso do mundo: um Asus ROG Flow Z13 equipado com um chip AMD “Strix Halo”, até então não anunciado. Este processador promete uma potência impressionante de 80 watts só para a GPU.
Agora, o site VideoCardz revela que tanto o chip como o tablet poderão ser anunciados oficialmente já no CES 2025, em janeiro. O novo chip será baptizado como AMD Ryzen AI Max 395 Plus, uma CPU baseada em Zen 5 com gráficos Radeon 8060S.
Processador com 16 núcleos e gráficos RDNA 3.5
O Ryzen AI Max 395 Plus impressiona não apenas pelos 16 núcleos Zen 5, mas principalmente pelos gráficos com 40 unidades computacionais RDNA 3.5. De acordo com a VideoCardz, trata-se do chip portátil mais rápido já criado pela AMD, deixando bem para trás os modelos anteriores, sobretudo no desempenho gráfico. Para se ter uma ideia, o Ryzen AI 9 HX 375 oferecia apenas 16 unidades computacionais de GPU. Este novo chip terá 2,5 vezes mais capacidade gráfica.
Leia: Governo Autoriza Moeda Comemorativa para os 45 Anos do Metical
No entanto, os rumores sugerem que nem todos os chips da série AI Max terão o mesmo desempenho. Haverá variantes, como o AI Max 390, AI Max 385 e o AI Max 380, que contarão com menos núcleos de CPU (até seis) e apenas 16 unidades de GPU RDNA.
Asus ROG Flow Z13: especificações impressionantes
Apesar das variantes mais modestas, as informações disponíveis sugerem que o tablet Asus ROG Flow Z13 incluirá os dois modelos topo de gama com 40 unidades computacionais.
Além do processador poderoso, os primeiros vazamentos de informação destacam um tablet com as seguintes características:
- Sistema operativo Windows 11
- Ecrã táctil IPS de 13,4 polegadas com taxa de actualização de 180Hz
- Formato 16:10
- Memória RAM de 32GB LPDDR5X
- Armazenamento de 1TB SSD
Leia: Tim Cook CEO da Apple encontra-se com Trump em Mar-a-Lago
Um salto no desempenho gráfico para dispositivos portáteis
Este novo avanço da AMD pode representar um marco significativo no mundo dos tablets e portáteis gaming. Há poucos anos, uma nova geração de gráficos integrados da AMD impulsionou a revolução dos PCs portáteis de gaming, como os populares Steam Deck e Asus ROG Ally.
Contudo, se estas informações se confirmarem, este salto no desempenho gráfico pode desbloquear novas possibilidades para os jogadores e criadores de conteúdo, especialmente em dispositivos compactos e portáteis.
Portanto segundo a VideoCardz, a AMD está prestes a anunciar a nova série AI Max Plus durante o evento CES 2025. A espera está quase a terminar — e o futuro dos dispositivos portáteis gaming pode estar prestes a mudar.
Fonte: TheVerge
Find Us on Socials