Please wait..
M-Pesa Mozambique

Consultar saldo em linha pode ser alvo de burla no M-Pesa

Find Us on Socials

Nas redes sociais, está a circular um áudio e imagens que dão conta de que o sistema da carteira móvel mais usada no país, o M-Pesa, está sendo usado para práticas de burlas, apenas consultando o saldo. O M-Pesa é conhecido como uma das carteiras móveis que está preocupada com a segurança da carteira. O feito disso foi ocultar o nome completo do usuário que irá receber o dinheiro, minimizando o nível de burla no sistema.

Contudo, como nenhum sistema é cem por cento seguro, a cada dia os malfeitores aprimoram suas táticas de burlas.

Entenda o que é o USSD:

O M-Pesa utiliza a tecnologia USSD para que o cliente efetue as transações no sistema. Sabendo disso, o USSD (Serviço Suplementar por Canal de Sinalização) é uma tecnologia de comunicação móvel que apresenta algumas vulnerabilidades.

A título de exemplo, há a falta de criptografia que pode ocorrer com a interceptação e leitura não autorizada, e a possibilidade de phishing por meio de mensagens USSD falsas.

Como a burla ocorreu?

Segundo o áudio que esta circular nas redes socias, o usuário recebeu uma ligação de um número estranho, dizendo que enviou um valor na conta da vítima, pediram a vítima para que consultasse o saldo em conta estando em linha. Ao consultar o saldo na conta estando em linha, a vítima colocou o pin do seu m-pesa, apos inserido o pin recebe uma mensagem de confirmação da transição, ela enviou dinheiro para o número em linha.

A vitima foi retirado da conta 3984 meticas da sua conta m-pesa

Sem dô pela vítima, o burlador volta a ligar dizendo que debitou dinheiro a mais, na primeira transação o burlador debitou da conta 3984,00Mzn. Em Seguida o burlador pedi para vítima consultar o saldo novamente com a promessa de devolver o saldo que debitou a mais da conta, e quando a vítima recebe mais uma mensagem de confirmação de que foi debitado com sucesso 654.00 mzn transferido para o número em linha, deixando-a com 16.88 Mzn na conta.

A vitima foi retirado da conta 654 meticas da sua conta m-pesa

A posição da Vodacom M-Pesa.

Segundo o mesmo áudio, entraram em contato com um amigo que trabalha com o M-Pesa, e ele conta que o caso é possível que ocorra, pois ao consultar o saldo durante uma chamada é provável interceptar e fazer a transferência.

Em seguida, a vítima ligou para o serviço de apoio ao cliente para que explicasse o que tenha ocorrido com o sistema. A linha do cliente, disse a vítima para que ela aproximasse de uma loja mais próxima acompanhado de seus documentos. …o valor já havia sido levantado, como sempre não há nada a fazer.

A ousadia do burlador: ele ligou para a vítima novamente dizendo que poderia recuperar o valor. Para tal, a vítima deve enviar um número que tenha o M-Pesa, e ele enviaria o valor para esse número. Perguntou à vítima se o número está com ela, e pediu para consultar o saldo.

Portanto, devemos manter-nos actualizado das novas táticas para que não ocorra com mais ninguém, recordando a anos atras, com a operadora de telefonia movel Movitel, enquanto ligava para um certo numero e convertesse qualquer pacote de chamada e/ou internet era possível receber o pacote e não ser debitado o valor na conta.