Please wait..
Gana e Gâmbia fazem parceria em serviços de roaming gratuito
Gana e Gâmbia fazem parceria em serviços de roaming gratuito

Gana e Gâmbia fazem parceria em serviços de roaming gratuito

Find Us on Socials

Anunciámos por este meio que os dois países africanos Gana e Gâmbia, actualmente encontram-se em processo de negociações com o objectivo de lançar uma iniciativa de roaming gratuito. Esta iniciativa resultante da parceria destes dois países aprimorará a conectividade da África Ocidental. O Ministério das Comunicações e Digitalização de Gana e a Autoridade Nacional de Comunicações (NCA) são os principais participantes dessa causa.

Parceria Tecnológica Impulsiona Integração Econômica

A colaboração está alinhada ao esforço mais amplo da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para uma comunicação regional uniforme.

Estes dois países estão a criar novos caminhos no contexto digital africano, implementando assim, uma iniciativa de roaming gratuito. Entretanto, este movimento fortalecerá a conectividade á nível da região e em simultâneo irá destacar o papel da colaboração tecnológica no fomento da integração económica.

Esta iniciativa permitirá que todos os usuários móveis façam chamadas, enviem mensagens e usem serviços de dados sem taxas adicionais de roaming, sempre que estiverem a viajar entre as duas nações. No entanto, reduzindo esses custos, o programa alinha-se com ECOWAS free Roaming Initiative. Contudo a ECOWAS Free Roaming initiative, busca eliminar barreiras á comunicação entre estados-membros.

Um impulso para o comércio e as viagens

Ao simplificar a comunicação transfronteiriça, espera-se que este plano de roaming gratuito estimule positivamente as actividades econômicas.  Agora, Empresas e indivíduos que estejam a viajar entre Gana e Gâmbia podem permanecer conectados sem preocuparem-se com taxas adicionais. Entretanto, isto facilitará transações mais suaves e interações. Porém, espera-se também que esta iniciativa possa atrair mais turistas por conta desta garantia de acesso digital contínuo.

 Após a implementação bem-sucedida de acordos semelhantes com a Costa do Marfim, Togo e Benin, com Negociações de possíveis parcerias de roaming com a libéria. Entretanto, esta parceria com a Gâmbia representa um marco no compromisso do Gana na expansão da conectividade digital.

Anunciámos por este meio que os dois países africanos Gana e Gâmbia, actualmente encontram-se em processo de negociações com o objectivo de lançar uma iniciativa de roaming gratuito. Esta iniciativa aprimorará a conectividade da África Ocidental. O Ministério das Comunicações e Digitalização de Gana e a Autoridade Nacional de Comunicações ( NCA ) são os principais participantes dessa causa.

Redução de Custos para Usuários Móveis

Em junho de 2023, Gana e Costa do Marfim se tornaram os primeiros países da CEDEAO a implementar a iniciativa de roaming gratuito, permitindo que os assinantes recebam chamadas sem pagar taxas de roaming e sejam cobrados pelas tarifas locais ao fazer chamadas enquanto estiverem no país parceiro.

Impulsionando a transformação regional

Ao focar na integração digital, Gana e Gâmbia demonstram o poder da tecnologia para preencher lacunas entre países. Este passo também serve como um modelo para outras nações da África Ocidental se juntarem à estrutura de livre circulação, contribuindo para o objetivo maior de uma região conectada e economicamente integrada.

A implementação acontece quando a tecnologia é cada vez mais vista como um catalisador para o desenvolvimento da África. A redução nos custos de comunicação tem um efeito cascata, não apenas melhorando a facilidade de fazer negócios, mas também aprimorando o intercâmbio cultural e social entre fronteiras.