Please wait..
M-PESA Global da Safaricom Expande para a Etiópia, Facilitando Transferências de Dinheiro do Quênia
Techpoint

M-PESA Global da Safaricom Expande para a Etiópia, Facilitando Transferências de Dinheiro do Quênia

Find Us on Socials

A Safaricom ampliou o seu serviço de dinheiro móvel, o M-PESA Global, para a Etiópia. Permitindo que clientes no Quênia realizem transferências diretamente para a Etiópia. Além disso, este lançamento utiliza a funcionalidade de Remessas Internacionais do M-PESA. Proporcionando um serviço rápido e eficiente para quem deseja enviar dinheiro entre os dois países. Portanto a medida visa aumentar a penetração do dinheiro móvel na Etiópia e tornar as transferências internacionais mais acessíveis.

M-PESA Global da Safaricom Expande para a Etiópia, Facilitando Transferências de Dinheiro do Quênia
Techpoint

Expansão Regional e Global do M-PESA

Além de conectar o Quênia e a Etiópia, a Safaricom está a expandir o M-PESA para uma escala global. Agora, os clientes podem enviar e receber dinheiro de mais de 190 países, posicionando a plataforma como uma opção confiável para transações internacionais. Este crescimento acontece apenas 14 meses após o lançamento do M-PESA na Etiópia, em agosto de 2023. A Safaricom obteve uma Licença de Emissor de Instrumento de Pagamento do Banco Nacional da Etiópia. O que lhe permitiu introduzir este serviço inovador no mercado etíope.

Em maio de 2023, a Safaricom e os seus parceiros pagaram 150 milhões de dólares para garantir a licença de lançamento do M-PESA na Etiópia. Contudo após três meses de fase piloto e testes intensivos, o serviço foi oficialmente ativado, com a empresa garantindo parcerias bancárias e integrando agentes M-PESA.

Crescimento Acelerado no Mercado Etíope

Desde o seu lançamento, a base de clientes ativos na Etiópia duplicou, atingindo 4,4 milhões, segundo o relatório anual da Safaricom de março de 2024. Contudo o CEO da Safaricom expressou a sua satisfação com o rápido crescimento na Etiópia. Observando que a rede da empresa já cobre quase metade do território queniano. Ele também destacou que 90% da equipa local é composta por etíopes, um marco significativo para a empresa.

Impacto da Expansão do M-PESA Global

Esther Waititu, diretora de serviços financeiros da Safaricom no Quênia, celebrou o lançamento do M-PESA Global na Etiópia. Embora segundo ela, a expansão tornará as transferências internacionais e o pagamento de contas mais acessíveis e eficientes para os clientes. Ela também sublinhou que o serviço oferece uma solução económica para as empresas que necessitam de realizar transações entre os dois países.

Por outro lado, Elsa Muzzolini, diretora de serviços financeiros da Safaricom Etiópia, destacou a importância deste lançamento num momento em que a política cambial etíope revisada incentiva o uso de pagamentos digitais. A extensão do M-PESA na Etiópia surge como uma resposta oportuna, especialmente para a diáspora e empresários que procuram enviar dinheiro para casa de forma mais simples e segura.

Desafios Regulamentares e Futuro do M-PESA

Enquanto a Safaricom expande os seus serviços de pagamento, os legisladores quenianos voltaram a pressionar pela separação do M-PESA da Safaricom. O Projeto de Lei de Informação e Comunicações (Emenda) de 2022, que está em discussão, propõe a criação de duas entidades independentes para permitir um maior escrutínio regulatório e reduzir o domínio de mercado da Safaricom no setor das telecomunicações e das finanças.

Com este novo serviço de transferência de dinheiro entre o Quênia e a Etiópia, o M-PESA continua a solidificar a sua posição como uma plataforma de dinheiro móvel essencial na África e além, permitindo transações rápidas e seguras para milhões de pessoas.

Fonte: TECHPOINT