O país poderá estar entre os poucos do mundo nos tempos da rede da Quinta Geração (5G), uma tecnologia móvel sem fio que visa melhorar a experiência do usuário, oferecendo muito mais velocidade e estabilidade de conexão.
Huawei lidera a implementação do 5G no país
A conectividade de rede poderá ser feita pela empresa multinacional das telecomunicações Huawei Technologies, em resposta à demanda dos dados de empresas moçambicanas que fazem uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Neste contexto, a Huawei está a realizar testes para introduzir a tecnologia 5G no país, visando principalmente acelerar os processos produtivos das empresas que baseiam em TIC, assim como as tarefas dos usuários singulares.
Leia: Governo Autoriza Moeda Comemorativa para os 45 Anos do Metical
Segundo Zhang Junfeng, diretor-geral da Huawei, a introdução de componentes tecnológicos como o 5G, comunicações por microondas, transmissão de dados, controlo e processamento de rede, computação em nuvem, inteligência artificial, entre outros, em parceria com as operadoras de rede móvel e fixa, pode resultar na criação de redes de comunicação móvel e fixa de alta qualidade em todo o país.
Impacto do 5G nos sectores empresariais e governamentais
“Ao implantar a tecnologia de 5G em Moçambique, o objectivo é atender às necessidades de empresas em sectores como aeroportos, portos, mineração e outras áreas empresariais”, disse.
Leia: YouTube vai combater vídeos com títulos clickbait na Índia
Zhang explicou que esta conexão permitirá que um milhão de dispositivos estejam ligados, transmitindo dados em alta velocidade de forma confiável, possibilitando o trabalho em tempo real e assumindo a deficiência das máquinas que dependem dessa tecnologia.
Assim, a multinacional tem a expectativa de implementar este sistema não apenas para atender às demandas do sector privado, mas também a nível da rede do Governo por ser um canal confiável para a comunicação institucional.
O diretor-geral disse, igualmente, que nos últimos anos a empresa contribuiu fielmente para a transformação digital da sociedade moçambicana, levando o mundo digital a todos os cidadãos, famílias e organizações, criando um ambiente inteligente e conectado.
Leia: Google Pode Trazer Gemini Live para a Barra de Tarefas do Windows 11 via Chrome
“Estamos focados em tornar o mundo digital mais acessível através de soluções tecnológicas de baixo custo para atender às necessidades de internet e serviços digitais, assim como a implementação de usinas eléctricas conectadas à rede fora dela, e em projectos de energia renovável tanto para uso industrial como comercial”, disse.
Fonte: Jornal Noticias
Find Us on Socials