Please wait..
Nvidia Consolida sua Liderança na Era da IA Generativa
imagem: Alireza Khatami

Nvidia lançou uma ferramenta de firmware para todos os sistemas operacionais Windows de 64 bits, que corrige problemas de tela preta e travamentos no DisplayPort

No final do mês passado, a Nvidia lançou uma ferramenta de atualização de firmware para DisplayPort (DP) 1.3 e DP 1.4. A equipe verde explica em seu documento de suporte que os utilizadores que estiverem utilizando essas especificações de exibição sem o firmware necessário podem ter uma tela preta até que o sistema operacional seja carregado.

Além do problema de tela preta, também podem ocorrer travamentos durante a inicialização. Essencialmente, o que essa ferramenta faz é detectar se a GPU requer um firmware mais recente para funcionar corretamente com DP 1.3 e DP 1.4. Portanto, a atualização do firmware tem como objetivo resolver problemas de compatibilidade. As GPUs Turing (RTX série 20/GTX série 16) e mais recentes já possuem o firmware atualizado.

O software foi lançado para todas as versões de 64 bits do Windows, ou seja, Windows 11, Windows 10, assim como versões não suportadas como Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1. O driver deve funcionar em placas Pascal (série GTX 10) até a Maxwell (série GTX 900 e série GTX 750).

A Nvidia escreveu o seguinte:

“Para ativar os recursos mais recentes do DisplayPort 1.3/1.4, sua placa de vídeo pode precisar de uma atualização de firmware.

Sem a atualização, sistemas conectados a um monitor DisplayPort 1.3/1.4 podem ter telas em branco durante a inicialização até que o sistema operacional seja carregado, ou podem enfrentar problemas de inicialização.

A ferramenta de atualização de firmware da NVIDIA detectará se a atualização de firmware é necessária e, se necessário, fornecerá ao utilizador a opção de atualizá-lo.

Se você estiver enfrentando uma tela em branco ou travamentos durante a inicialização com um monitor DP 1.3 ou 1.4, tente uma das seguintes soluções alternativas para executar a ferramenta:

Inicialize usando DVI ou HDMI.
Inicialize usando um monitor diferente.
Mude o modo de inicialização de UEFI para Legacy; ou de Legacy para UEFI.
Inicialize usando uma fonte gráfica alternativa (placa gráfica secundária ou integrada).

Você pode baixar a ferramenta de atualização de firmware no site oficial da Nvidia através deste link.

Fonte: neowin