Please wait..
Primeiro Protótipo de Gêmeo Digital na África é Implementado no Rio Limpopo
Primeiro Protótipo de Gêmeo Digital na África é Implementado no Rio Limpopo

Primeiro Protótipo de Gêmeo Digital na África é Implementado no Rio Limpopo

Find Us on Socials

O rio Limpopo passa a contar com o primeiro protótipo de gêmeo digital da África, uma ferramenta inovadora que serve para a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Criado pelo Instituto de Gestão da Água( IWMI), em parceria com o PNUD, o GEF e a Global Water Partnership Southern Africa(GWSA). Contudo, este sistema será operado pela Comissão do Curso de água do Limpopo.

No âmbito de um evento marcado em Outubro, lesoto, em Maseru, esta iniciativa foi apresentada. Durante este evento, deu-se a assinatura de um Memorando de Entendimento entre as partes envolvidas.

Como Funciona o Gêmeo Digital?

Este possui os seguintes componentes:

  • Modelo hidrológico: actualizado em tempo real.
  • Dados sobre fluxos ambientais e volumes de reservatórios.
  • Modelos preditivos: apoiando decisões baseadas em evidências.

O objectivo é tornar mais forte a gestão colaborativa da água na bacia do rio Limpopo. Entretanto, isto irá promover soluções mais precisas e eficientes para os desafios hídricos enfrentados na região do grande Limpopo.

Impacto nas Comunidades da Bacia do Limpopo

O Rio Limpopo abrange mais de 18 milhões de pessoas em Moçambique, África do Sul, Botswana e Zimbábue. No entanto, esta bacia hidrográfica enfrenta as seguintes ameaças:

  • Degradação de solo e uma notável má qualidade da água;
  • Crescimento populacional e urbanização á níveis extremos;
  • Aquecimento Global e consequentes Mudanças Climáticas.

Este projecto busca então, amenizar estes impactos. Além disso, oferece soluções que apoiam-se em dados e promove a resiliência hídrica.

Parceria e Colaboração Internacional

O Secretário executivo da LIMCOM, Sérgio Sitoe, salientou que o desenvolvimento do gêmeo digital contou com informações reunidas pelos estados-membros da bacia. Em seguida, ele repisou acerca do quão importante é a colaboração regional para o sucesso deste projecto.

Além disso, a líder do grupo de pesquisa “ Water Futures and data Analytics” do IWMI, Mariangel Garcia Andarcia, enfatizou o papel crucial da digitalização na gestão de recursos hídricos.

O rio Limpopo passa a contar com o primeiro protótipo de gêmeo digital da África, uma ferramenta inovadora que serve para a gestão sustentável dos recursos hídricos.Criado pelo Instituto de Gestão da Água( IWMI), em parceria com o PNUD, o GEF e a Global Water Partnership Southern Africa(GWSA). Contudo, este sistema será operado pela Comissão do Curso de água do Limpopo.

Soluções Inovadoras para a Segurança Hídrica

O uso deste protótipo representa um grande avanço para o continente Africano. Entretanto, ao combinar alta tecnologia e gestão colaborativa, este projecto promete transformar a maneira de administração dos recursos hídricos.

No entanto, com o projecto do gêmeo digital, espera-se garantir a sustentabilidade dos ecossistemas, promovendo o desenvolvimento á nível da região e proteger a segurança hídrica de milhões de pessoas.

Fonte: Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos-MOPHRH