Please wait..
WhatsApp é banido em Moçambique por mais de uma hora?
Dima Solomin / Unsplash

WhatsApp é banido em Moçambique por mais de uma hora?

O WhatsApp parou de funcionou precisamente cinco horas de tempo, o mais estranho é que o WhatsApp parou de funcionar em pleno dia de votação em moçambique.

Hoje dia 11 de Outubro de 2023, está a decorrer no país eleições autárquicas, no mesmo dia só em moçambique o whatsapp parou de funcionar.

Contudo, utilizando uma VPN (virtual private network) era possível o usuário ter acesso ao WhatsApp o que torna um caso a ser estudado.

Queda do WhatsApp

Quando o WhatsApp apresenta uma queda dos seus serviços, todos canais noticiosos nacionais e internacionais anunciam a queda do mensageiro, mas não é o que se verificou com a recente queda do WhatsApp.

É possível uma operadora banir o WhatsApp

Sim, é possível não é que estou afirmando que as operadoras de telefonia movel baniram o WhatsApp. As operadoras podem banir o link do WhatsApp assim mesmo com acesso a internet o usuário não ter acesso a internet. Isso verifica-se com pacotes de internet como WFT, Youtube ilimitado onde o usuário só pode ter acesso as redes socias do pacote, não podendo entrar em outras redes sociais que não faça parte do pacote.

 “Os camaradas bloquearam o WhatsApp!” lê-se numas das publicações de um dos partidos.

Posteriormente, a página do Facebook Xigubo abriu um enquete na qual perguntou aos seus seguidores qual foi a posição que tomaram quando o WhatsApp parou. Muitos internautas votaram para “pensei que já não tinha megas” com 103 votos em segundo lugar ficou “nem percebi” com 68 votos e finalmente “formatei cell” com 19 pontos.

Portanto, existe certa possibilidade de um banimento interno do WhatsApp, pois pesquisando em diversos canais de comunicações internacionais não se verificou nenhuma queda no mensageiro. O WhatsApp restabelecido precisamente 5 horas depois, muitos usuários estavam reclamando de falta de acesso optando por uso de uma VPN que os garantiu o acesso ao mensageiro.

SOBRETECH é uma nova plataforma de aprender sobre tecnologia, tem como objectivo expandir o conhecimento. SOBRETECHMZ foi criada em 27 de Maio de 2018 e lançado em 20 de Junho de 2018, criado por um estudante, agora encontra-se com dois membro, mais tarde o projecto expandira-se e deixara de ser dois membro e será uma equipa.