Please wait..
X/Twitter lança etiquetas para contas de paródia
alexander shatov/ unsplash

X/Twitter lança etiquetas para contas de paródia

Find Us on Socials

A plataforma X/twitter anunciou hoje que irá implementar etiquetas específicas para perfis de paródia ou sátira, com o objectivo de diferenciá-los de outras contas. A decisão surge em resposta a casos recorrentes onde utilizadores, incluindo apresentadores de notícias, confundiram publicações de contas satíricas com declarações reais de pessoas ou entidades.

Maior Transparência e Clareza nas Publicações

Segundo a empresa, estas etiquetas estarão visíveis tanto nos perfis como nas publicações:
“Estamos a lançar etiquetas para perfis de paródia de forma a distinguir claramente este tipo de contas e o seu conteúdo na nossa plataforma. Estas etiquetas foram desenhadas para aumentar a transparência e assegurar que os utilizadores não sejam induzidos em erro, acreditando que tais contas pertencem às entidades que estão a parodiar,” afirmou a X numa publicação oficial.

twitter/x de elon musk com verificacao de etiqueta parodia
Screenshot

Como Funcionam as Etiquetas de Paródia?

Atualmente, as contas interessadas devem ativar manualmente esta funcionalidade, seguindo os passos:

  1. Aceder a Definições e Privacidade;
  2. Ir para A tua conta > Informações da conta;
  3. Selecionar a opção “Conta de paródia, comentário e fã.”

A descrição desta funcionalidade explica:
“As etiquetas de Paródia, Fã e Comentário (PCF) são escolhidas pelos utilizadores na X para indicar que a conta retrata outra pessoa, grupo ou organização no seu perfil, com o objetivo de discutir, satirizar ou partilhar informações sobre essa entidade. Estas etiquetas distinguem estas contas para garantir que não causam confusão ou sugerem, de forma errada, qualquer ligação ou afiliação.”

Leia: Moçambique assegura soberania do espaço cibernético

Próximos Passos: Etiquetas Obrigatórias?

A X adiantou que, em breve, divulgará informações sobre a obrigatoriedade destas etiquetas para contas de paródia.

Esta mudança insere-se na política de autenticidade da plataforma, que proíbe a usurpação de identidade, mas permite contas de paródia, comentário ou fã, desde que respeitem as regras da plataforma.

Leia: Moçambique próximo de implementar rede movel da 5ª Geração 5G 

Trabalho em Curso Desde Novembro

Em novembro, engenheiros especializados em análise reversa já tinham identificado que a X estava a desenvolver estas etiquetas. Agora, a funcionalidade está finalmente disponível, marcando mais um passo no compromisso da plataforma com a clareza e a responsabilidade no seu espaço digital.

Este movimento poderá ajudar a reduzir mal-entendidos e reforçar a confiança dos utilizadores naquilo que leem e partilham na X.

Fonte: TechCrunch