Please wait..
TikTok enfrenta Proibição nos EUA: Perplexity AI propõe fusão estratégica
Solen Feyissa / Unsplash

TikTok enfrenta Proibição nos EUA: Perplexity AI propõe fusão estratégica

Find Us on Socials

Com uma possível proibição do TikTok a pairar sobre os Estados Unidos, a Perplexity AI surge como a mais recente candidata a oferecer um novo lar corporativo para a popular aplicação de vídeos.

Proposta de Fusão Envolve TikTok, Perplexity AI e Novos Investidores

De acordo com informações avançadas pela CNBC e confirmadas por uma fonte ao TechCrunch, a Perplexity AI, liderada pelo CEO Aravind Srinivas, apresentou uma proposta de fusão com o TikTok US. A proposta prevê a criação de uma nova entidade que uniria a Perplexity AI, o TikTok US e novos parceiros de capital.

Os detalhes confirmados apontam que a maioria dos investidores da ByteDance, empresa-mãe do TikTok, poderia manter as suas participações. Além disso, a Perplexity AI procura utilizar esta fusão para integrar mais conteúdos em vídeo no seu motor de busca com inteligência artificial.

Proibição do TikTok nos EUA: Um Prazo Cada Vez Mais Próximo

Uma lei que exige que a ByteDance venda o TikTok ou enfrente a sua proibição nos Estados Unidos deverá entrar em vigor no domingo, 19 de Janeiro. Esta data coincide com o último dia do mandato do Presidente Joe Biden. Membros da sua administração declararam que a implementação da proibição ficará ao encargo da próxima administração.

Donald Trump, presidente eleito, que tomará posse na segunda-feira, já indicou que “muito provavelmente” concederá uma extensão de 90 dias ao TikTok. Por outro lado, o CEO do TikTok publicou um vídeo a agradecer os esforços de Trump.

Apesar dessas declarações, o TikTok afirma que, sem garantias explícitas da nova administração sobre a não aplicação da proibição, a plataforma será forçada a suspender as operações nos EUA no domingo.

ByteDance Recusa Venda e Perplexity Propõe Fusão

Vários interessados manifestaram interesse no TikTok, mas a ByteDance tem insistido repetidamente que não pretende vender a plataforma. Em relação a um boato que sugeria que o governo chinês estaria aberto a uma aquisição por parte de Elon Musk, a empresa desmentiu, classificando a alegação como “pura ficção”.

A Perplexity AI, no entanto, espera que a proposta de uma fusão, em vez de uma venda directa, possa ultrapassar as reservas da ByteDance.

Este possível desfecho será decisivo para o futuro do TikTok nos Estados Unidos, especialmente num momento em que as tensões geopolíticas e a regulamentação tecnológica moldam as decisões corporativas.

Fonte: TechCrunch