Please wait..
Facebook aposta novamente em vídeos com novas ferramentas de descoberta e edição
Meta

Facebook aposta novamente em vídeos com novas ferramentas de descoberta e edição

O Facebook anunciou hoje (ontem) novos recursos relacionados a vídeos, desde edição até descoberta, visando competir com o YouTube e o TikTok. Além disso, a plataforma está renomeando sua guia “Watch” para “Vídeo”, unificando todas as experiências de vídeo em um só lugar.

A empresa está disponibilizando ferramentas de edição do Reels para vídeos no feed principal – dessa forma, as pessoas podem criar vídeos curtos e longos a partir de um único local. O Meta já está implementando essas ferramentas para usuários da Meta Business Suite. A empresa está lançando recursos adicionais de edição, como a capacidade de ajustar a velocidade, reverter ou substituir um trecho. Além disso, o Meta está introduzindo suporte para vídeos HDR no Reels – tanto para o upload quanto para a reprodução de vídeos.

Facebook aposta novamente em vídeos com novas ferramentas de descoberta e edição
Imagem: Meta

Para áudio, o Facebook está facilitando a busca pela trilha sonora adequada, a redução de ruído e a gravação de narração sobre um vídeo.

A rede social também está reformulando a guia “Watch” para “Vídeo”, que agora incluirá todo o conteúdo visual, desde Reels até conteúdo de longa duração e vídeos ao vivo. Os usuários poderão rolar verticalmente para pular de um vídeo para outro, mas também haverá um carrossel com rolagem horizontal para explorar diferentes Reels. O Meta afirma que a seção “Vídeo” estará na barra superior do aplicativo para Android e na barra inferior do aplicativo para iOS.

Imagem: Meta

O Facebook lançou o Facebook Watch em 2018 como resposta ao sucesso do YouTube. No entanto, a plataforma passou por diversas transformações. Por exemplo, programas como o Watch Party – que permitia que grupos assistissem a vídeos juntos – foram encerrados. No início deste ano, a empresa também encerrou sua divisão de programação original. No ano passado, o Facebook também decidiu encerrar produtos de vídeo ao vivo, como compras e streaming de jogos.

Além do feed focado em vídeos, os usuários poderão acessar uma página de exploração ao clicar no botão de pesquisa. Ao fazer isso, eles verão diferentes hashtags e tópicos com vídeos curtos e longos relacionados.

Imagem: Meta

O Meta já permitia que criadores compartilhassem Reels entre o Instagram e o Facebook há algum tempo. Agora, ele permitirá que os usuários comentem nos Reels do Instagram que assistem no Facebook por meio da descoberta de vídeo. Os usuários poderão fazer isso adicionando suas contas no Centro de Contas.

Nos últimos meses, o Meta tem se esforçado para tornar o Reels um formato de vídeo mais popular no Facebook e no Instagram. Em março, o Facebook aumentou o limite do Reels de 60 para 90 segundos por clipe. Embora a empresa tenha deixado de oferecer bônus aos criadores por fazerem Reels no Facebook e no Instagram, ela começou a testar um programa de compartilhamento de receita de anúncios com base no desempenho em maio.

Agora, o aplicativo azul está tentando consolidar seus produtos de vídeo com esse novo lançamento. Embora o Facebook esteja incentivando a descoberta de vídeos de longa duração com esses novos recursos, ainda não fez nenhum novo anúncio em relação à compensação aos criadores.

Fonte: Techcruch