A Nova Launcher sente os despedimentos “massivos” na empresa que a adquiriu em 2022.
O que aconteceu com a Nova?
Em julho de 2022, quando a empresa de métricas de aplicações móveis Branch adquiriu o popular e conceituado Nova Launcher para Android, o site da aplicação publicou um daqueles posts autodirigidos de perguntas frequentes sobre o assunto. Sob o título da pergunta “O que pretende Branch com a Nova?”, o fundador e criador da Nova, Kevin Barry, começou a sua resposta com: “Para não estragar tudo, não se preocupe!”
Branch (anteriormente/por vezes Branch Metrics) é uma empresa preocupada em ajudar as empresas a rastrear os links que levam às suas aplicações, seja por SMS, e-mail, marketing ou dentro de outras aplicações. A Nova, com a sua ferramenta Sesame Search, que ajudava os utilizadores a encontrar e aceder a links mais profundos – como ir diretamente para ligar para um carro, em vez de apenas abrir uma aplicação de transporte partilhado – parecia uma opção razoável.
Barry escreveu que recebeu várias ofertas de aquisição ao longo dos anos, mas não queria ser engolido por uma corporação gigante, um OEM ou uma startup volátil. “A filial é diferente”, escreveu então, porque queriam acrescentar pessoal ao Nova, mantê-lo disponível ao público e, sobretudo, deixá-lo em paz.
Dois anos depois, Branch deixou o Nova Launcher um pouco sozinho. Como documentado na conta oficial X (anteriormente Twitter) da Nova e nas transcrições do seu Discord, na quinta-feira a Nova tinha “passado de uma equipa de cerca de uma dúzia de pessoas” para apenas Barry, o fundador, a trabalhar sozinho. Os cortes da Nova fizeram parte de “um despedimento em massa” de alegadamente mais de 100 pessoas em toda a Filial, de acordo com antigos trabalhadores da Nova.
Barry escreveu que continuaria a trabalhar em Nova, “No entanto, tenho menos recursos”. Precisaria de “cortar o âmbito” de um próximo lançamento do Nova, escreveu. Outros colaboradores observaram que o apoio ao cliente, o marketing seriam provavelmente prejudicados ou desapareceriam.
Ecrãs iniciais do Android personalizados e limpos.
A instalação de um launcher no Android permite-lhe ignorar qualquer ecrã inicial, bandeja de aplicações e barras de pesquisa que acompanham o seu telefone e criar o seu próprio. O Nova Launcher permitiu que as pessoas alterassem quantos ícones apareciam no ecrã e qual o tamanho. Permitia ocultar aplicações padrão que não podiam ser desinstaladas. Foi, e ainda é, uma das melhores formas de salvar o seu telemóvel de más skins, software OEM de baixa qualidade e coisas que nunca encomendou.
Fonte:Ars technica