Please wait..
GitHub lança versão gratuita do Copilot
Roman Synkevych Unsplash

GitHub lança versão gratuita do Copilot

Find Us on Socials

Ferramenta de programação com IA agora disponível para mais utilizadores

A GitHub, empresa da Microsoft, anunciou esta quarta-feira o lançamento de uma versão gratuita do Copilot, a sua popular ferramenta de conclusão de código e programação assistida por IA. Além disso, o Copilot passa a ser incluído por padrão no editor de código da Microsoft, o VS Code.

Até agora, a maioria dos programadores precisava de pagar uma subscrição mensal, a partir de 10 dólares, para usar a ferramenta. Apenas estudantes verificados, professores e mantenedores de projectos open source tinham acesso gratuito.

Com esta mudança, a GitHub dá um passo significativo para tornar a programação assistida por IA acessível a um público mais amplo.

Limitações da versão gratuita

Embora a versão gratuita seja uma óptima adição, ela vem com algumas limitações. Está pensada para utilizadores ocasionais e não para quem trabalha em projectos de grande escala. Por exemplo, os programadores no plano gratuito terão direito a 2.000 sugestões de código por mês. Cada sugestão gerada, mesmo que não seja aceite, conta contra este limite.

Além disso, o plano gratuito está limitado a dois modelos de IA: Claude 3.5 Sonnet, da Anthropic, e GPT-4o, da OpenAI. Os planos pagos, por outro lado, oferecem acesso a modelos mais avançados, como o Gemini 1.5 Pro, da Google, e outros modelos da OpenAI.

No caso do Copilot Chat, há um limite de 50 mensagens por mês, mas fora isso, os utilizadores têm acesso a todas as extensões e funcionalidades do Copilot.

Expansão global da GitHub

A decisão de lançar uma versão gratuita faz parte de uma estratégia maior da GitHub para atingir um público global. “A nossa missão é capacitar um bilião de pessoas a tornarem-se programadores em todo o mundo,” explicou o CEO da GitHub, Thomas Dohmke. Ele destacou que em países como Brasil, Índia e África do Sul, 10 dólares representam um custo mais significativo em relação à média salarial, e a versão gratuita poderá ajudar a democratizar o acesso à ferramenta.

Leia: OpenAI traz ChatGPT para telefones fixos

Além disso, Dohmke espera que mais estudantes passem a usar o Copilot. Apesar de já existir uma versão gratuita para estudantes, o processo de verificação era visto como uma barreira. “Com o Copilot Free, estamos a voltar às nossas origens freemium e a preparar o caminho para algo muito maior,” afirmou o CEO.

Um mercado cada vez mais competitivo

Desde o lançamento do Copilot, em 2021, a ferramenta tornou-se uma referência no mercado de programação assistida por IA. No entanto, a concorrência cresceu, com startups como Tabnine e Qodo, além de empresas como a AWS, que também oferecem alternativas gratuitas.

Para enfrentar este cenário, a GitHub aposta na vasta distribuição do VS Code e no modelo freemium para expandir o alcance do Copilot.

Leia: Governo Autoriza Moeda Comemorativa para os 45 Anos do Metical

“Ainda somos a GitHub”

Seis anos após a aquisição pela Microsoft, Dohmke garante que a essência da GitHub permanece intacta. “Estamos a fazer o que sempre fizemos, mas agora com os recursos para ampliar a nossa visão,” disse. “Não deve haver barreiras para experimentar a alegria de criar software. A IA é o nosso melhor caminho para alcançar um GitHub com um bilião de programadores.”

Fonte: TechCrunch