Mateus Magala, o actual Ministro de Transportes e Comunicações, reforçou a importância de acelerar o processo de digitalização e conectividade á nível Nacional. Durante a abertura do conselho Consultivo do Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique (INCM), destacou que a conectividade é uma das cinco prioridades estratégicas do sector de telecomunicações.
Mateus Magala orientou ao INCM á uma liderança ao movimento de transformação digital do país. Entretanto, a o INCM deve impulsionar o mercado, de modo a criar e implementar iniciativas que facilitem o acesso aos serviços de telecomunicações, sobretudo em zonas rurais. Entretanto, apenas 20% dos Moçambicanos têm acesso á internet na actualidade. Isto então, evidencia a urgente necessidade de expansão da conectividade.
Desafios para digitalização e conectividade nas zonas rurais
Durante este encontro, o seguinte desafio foi lançado por Magala ao conselho consultivo do INCM “reflectir sobre estratégias para dinamizar a digitalização de zonas rurais”. Isto deve-se ao facto dessas regiões enfrentarem muitos desafios que deve-se á falta de serviços de telecomunicações. Além disso, o Ministro enfatizou que o progresso da conectividade nas zonas rurais é muito crucial. Isto, irá reduzir em massa as desigualidades como também, promoverá um desenvolvimento mais inclusivo.
A transformação digital exige acções conscientes e definidas. Entretanto, Mateus Magala solicitou que o INCM estabelecesse metas claras e que desse prioridade aos projectos já em progresso.
Projectos estratégicos impulsionados pelo INCM
- PADIM( Projecto de Aceleração Digital de Moçambique): projecto de grande relevância para o avanço digital.
- Expansão e partilha de infraestrutura de telecomunicações: melhoria de recursos para aumentar o alcance dos serviços.
- Registro Biométrico: tem como objectivo principal o aumento da segurança e eficiência nos serviços.
- Instalação de praças e bibliotecas digitais: criação de espaços onde os usuários podem acessar aos conhecimentos de forma digital.
- Revisão tarifária e regulação: ajustes necessários para garantir um mercado mais competitivo e justo.
Uso responsável das telecomunicações
O Ministro destacou outro ponto, que foi o uso inadequado das telecomunicações. Contudo, ele salientou acerca do impacto dos discursos de ódio que tem sido disseminados nas redes sociais no contexto-pós eleitoral em que o país se encontra.
O mesmo apelou ao INCM, operadores e utilizadores a promoverem um uso mais seguro e responsável da rede.
O futuro da conectividade em Moçambique
Finalmente, salientar que, o processo de digitalização á nível nacional irá depender das acções conjuntas e estratégicas com a liderança do INCM. Portanto, desde que haja foco na conectividade e no desenvolvimento digital, o país poderá crescer economicamente.
Find Us on Socials