O Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, inaugurou a 26 de Novembro de 2024, a XVIII Reunião Anual de balanço e Planificação do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM).
Nesta ocasião, destacou os avanços alcançados na área das telecomunicações e apresentou os desafios e metas estratégicas para os próximos anos.
Foco na Inclusão Digital e Expansão das Telecomunicações
Mateus Magala repisou a relevância das iniciativas voltadas á inclusão digital e a expansão das telecomunicações em zonas rurais. Além disso, ressaltou o papel do INCM na migração digital. Entretanto, isto será fundamental para a disponibilização de serviços de telecomunicações acessíveis para todos os Moçambicanos.
Projecto Inclusão Rural: Conectando Zonas Remotas
Este projecto em concreto, tem como objectivo tornar a internet acessível para todos, principalmente nas zonas precárias. Além disso, neste projecto haverá uso de tecnologias sustentáveis.
Infraestrutura e Digitalização como Prioridades
Tendo como objectivo, assegurar a digitalização e conectividade em toda a área nacional, Magala salientou que os esforços continuarão tendo como foco principal a expansão da infraestrutura de telecomunicações. Além disso, estes esforços serão aplicados na implementação do registo biométrico dos subscritores e na instalação de praças e bibliotecas digitais.
Revitalização do Sector Postal
Neste sector, o Ministro salientou que revitalizar este serviço seria importante. Primeiramente, pois ele é fundamental para o desenvolvimento de actividades como o comércio electrónico e outras iniciativas econômicas. Além disso, destacou que há esforços a serem feitos para garantir que todo o Moçambicano, independentemente da sua localização ou condições financeiras, possam ter acesso á serviços postais de qualidade.
Desafios e Uso Responsável das Redes
Magala também exortou o sector a reflectir profundamente sobre formas de dinamizar a transformação digital e a conectividade, enfrentando os desafios existentes, em especial nas comunidades mais precárias. Por outro lado, alertou para a necessidade de garantir o uso responsável das redes de telecomunicações. Além disso, exortou á todos á evitarem o uso das telecomunicações para práticas que promovam a violência e a desinformação.
Objectivos da XVIII Reunião Anual do INCM
Esta reunião tem como objectivo principal, fazer a avaliação do desempenho do sector de telecomunicações. Ademais, discutir soluções inovadoras e alinhar as estratégias para o futuro. E, finalmente, consolidar o papel do INCM como motor da inclusão digital em Moçambique.
Fonte: cartamz.com
Find Us on Socials