O uso um bocado mais intenso das redes sociais faz parte da rotina de muita gente. Por outro lado, manter o equilíbrio do mundo online e a vida real essencial. Para que isto seja possível, é necessário seguir os conselhos que lhe damos a seguir:
1. Estabeleça Limites de Tempo nas Redes Sociais
Programe um tempo único e específico para usar redes sociais. Para que isto seja possível, configure assim lembretes ou use aplicações de monitoramento da sua rotina, fazendo com que possa passar menos tempo online.
2. Desactive Notificações Não Essenciais
Receber notificações toda hora pode fazer-lhe querer estar preso ao telefone. Entretanto, desactivando as notificações de aplicativos que não são importantes. Dessa forma, poderá diminuir as distracções e manter assim, o foco nas actividades do dia-a-dia.
3. Faça Uma Limpeza de Seguidores e Conteúdos
Avalie os perfis que você segue e elimine aqueles que não agregam valor. Seguir conteúdos positivos e inspiradores melhora a experiência nas redes e evita comparações desnecessárias. Concentre-se em perfis que tragam informações úteis e incentivem seu bem-estar.
Avalie as pessoas a quem segue e pare de seguir pessoas que não valem o seu tempo. Primeiramente, pois seguir conteúdos inspiradores e positivos melhora a experiencias nas redes e poderá evitar comparações desnecessárias. No entanto, apenas invista o seu tempo em pessoas que poderão inspirar-lhe ainda mais.
5. Defina Objetivos para o Uso das Redes Sociais
Saber o objectivo para o uso de uma coisa pode ser muito essencial, e no caso das redes sociais não são uma excepção. Portanto, definir uma meta ou um objectivo para o uso de uma social pode ser um passo essencial para o seu sucesso, na organização da sua rotina.
6. Pratique Actividades Offline que Você Gosta
Arranje o que fazer quando não estiver ocupado nas redes sociais. E atenção, procure fazer algo de que gosta.
7. Utilize a Função de “Bem-Estar Digital”
A maioria dos smartphones vem com esta função incorporada, usada para monitorar o tempo de uso das redes sociais. No entanto, usufrua desta ferramenta para ter um controle claro e definir metas diárias para diminuir o tempo de uso das redes.
8. Evite Comparações com Outras Pessoas
Actualmente é muito comum as redes sociais mostrarem momentos e conteúdos que podem ter repercussões negativas para si. Portanto, saber de que o que está lá exibido muitas vezes não é a realidade. No entanto, manter os “pés no chão” e não comparar-se pode ser muito benéfico para a sua saúde mental.
9. Envolva Amigos e Familiares no Processo
Neste contexto envolver os familiares seria inclui-los mais na sua rotina. Dessa forma, eles poderão dar-lhe apoio nesta luta.
Find Us on Socials