Please wait..
Fraude Financeira: o que é? Como ela funciona? Como identificar e evitar uma fraude financeira?
integritymagazine.co.mz

Fraude Financeira: o que é? Como ela funciona? Como identificar e evitar uma fraude financeira?

Centenas de pessoas são aliciadas a participar de esquemas fraudulentos financeiros, algumas pessoas pedem créditos a instituições bancárias. como resultado perdem todo o investimento.

Um exemplo recente é o Kampar, que trouxe ofertas atraentes e muitos usuários viram seus dinheiros a desaparecerem com a empresa. Esses esquemas fraudulentos financeiros estão cada vez mais sofisticados e são direcionados para a população em momentos de crise financeira, tornando fácil enganá-la.

Upper, Kampar, Crowd 1, Jamalife, PAP Moz são exemplos de instâncias financeiras fraudulentas que actuaram na pátria nossa e não são credenciadas pelo Banco Central. Elas têm em comum o investimento e a recruta de mais usuários. Quanto mais recrutas, mais bônus você ganha. Mas trata-se de um esquema ponzi.

O que é um esquema Ponzi ou de pirâmide financeira?

É um golpe que promete altos retornos a um valor investido e, em dado momento, torna-se insustentável.

Como funciona o esquema de Ponzi ou esquema de pirâmide financeira?

É um esquema financeiro em que são prometidos elevados retornos financeiros e entregues no início, com a condição de convidar outras pessoas a participar no esquema. No entanto, na pirâmide financeira, não há entrega de um produto. Neste caso, os membros mais recentes colocam dinheiro no esquema com o objetivo de participar. Eles acabam por apoiar os mais antigos, formando uma verdadeira pirâmide. No entanto, o sistema deixa de se sustentar a si próprio em dado momento. Como resultado, os participantes não recebem o retorno esperado e acabam por ficar num impasse em que nem sequer o dinheiro investido é devolvido.

Como identificar uma pirâmide?

1.Retornos exagerados em um curto espaço de tempo: se você investir certos valores, será creditado 75% do dinheiro investido.

2.Para receber mais bônus ou levantar o valor, você deve aliciar outras pessoas a participarem do esquema financeiro.

3.O esquema é baseado em confiança. Os primeiros são pagos seus valores e aliciam outros a participarem do esquema.

4.Não há justificativa para o destino do dinheiro canalizado e como os lucros são obtidos.

5.Falta de licenciamento pelo Banco de Moçambique.

6.Pouca informação sobre a identidade dos titulares da entidade.

7.Pouca informação sobre a entidade. Os escritórios não são fixos ou são virtuais.

Como evitar fraudes financeiras?

1.Verifique se a entidade financeira está licenciada pelo Banco de Moçambique. Para isso, visite o site do Banco de Moçambique, No menu escolha “Áreas de Atuação” escolha o submenu “Licenciamento” e clique em “Licenciamento de Instituições”. Desliza o mouse para baixa “Lista de instituições autorizadas” na sequência, você terá acesso à lista de todas as entidades autorizadas a operar no mercado financeiro moçambicano no ano em curso.

2.Desconfie de ofertas exorbitantes. Os fraudadores anunciam altos retornos, mas é importante desconfiar dessas promessas e investigar como esses altos juros são obtidos e qual é o destino do seu dinheiro.

3.Fique atento à pressa para investir. Os fraudadores pressionam as pessoas a depositarem dinheiro imediatamente, ameaçando banir quem não fizer isso rapidamente. Não se deixe levar por essa tática e faça uma análise cuidadosa antes de investir.

Qual é a posição do banco de moçambique?

O Banco de Moçambique confirma a proliferação de esquemas de fraude financeira no país, que consistem na captação de depósitos de pessoas por entidades não licenciadas. Por isso, alerta que aderir ao grupo é bastante arriscado e pode resultar em graves perdas de dinheiro.

É um sinal de que criminosos perderam medo e “operam” em sistemas fraudulentos para captar depósitos, fazendo-se passar por instituições financeiras, embora não tenham licenças para tal.

É uma nova forma, disfarçada, de actuar, encontrada pelos larápios, para enganar pessoas e ficar com o dinheiro delas.

“Geralmente, as instituições que actuam ilegalmente na área financeira aderem ao esquema de pirâmide financeira. As pirâmides financeiras são esquemas de negócios fraudulentos que se caracterizam pela promessa de ganho de dinheiro a curto prazo, normalmente, na forma de juros sobre os valores depositados. Estes juros são, frequentemente, muito mais altos do que a média praticada no mercado e aumentam com a angariação de mais depositantes”, alerta o Banco.

Conclusão

O banco de moçambique tem conhecimento da existência de fraudes financeiras, a única maneira de não cair nas fraudes financeiras é colher informação sobre a entidade e saber se ela está licenciada pelo banco central.

Referencias

https://www.bancomoc.mz/pt/media/noticias/alerta-para-esquemas-de-fraudes-financeiras/ https://www.bancomoc.mz/pt/media/noticias/alerta-para-esquemas-de-fraudes-financeiras/ https://www.diarioeconomico.co.mz/2022/10/17/economia/abc-financeiro/explicador-o-que-e-como-pode-ocorrer-e-quais-os-principais-tipos-de-fraude-financeira/